PRIVATE ADVISORS

Garantia Pública para crédito à habitação: Novo apoio para jovens

03.10.2024
Garantia Pública para crédito à habitação: Novo apoio para jovens

O acesso à compra da primeira casa para jovens em Portugal tornou-se mais acessível com a implementação da nova garantia pública. Esta iniciativa visa apoiar jovens entre os 18 e os 35 anos, facilitando o financiamento até 100% do valor do imóvel, uma oportunidade que pode aliviar a pressão financeira associada à compra de uma casa.

O que é a Garantia Pública?

Esta garantia cobre 15% do valor do imóvel, o que permite aos bancos financiar até 100% do custo total, eliminando a necessidade de uma entrada significativa. O apoio é concedido pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), e é aplicável a imóveis com valor máximo de 450 mil euros.

Quem pode beneficiar?

Para aceder a este apoio, os jovens devem cumprir alguns critérios:

  • Ter entre 18 e 35 anos;
  • Residir fiscalmente em Portugal;
  • Não serem proprietários de outra casa;
  • Ter rendimentos até ao 8.º escalão do IRS.

Prazo e condições

Os contratos que beneficiam desta garantia deverão ser celebrados até 31 de dezembro de 2026. A duração da garantia pública é de 10 anos, mas caso pague antecipadamente parte do financiamento, a garantia será reduzida proporcionalmente.

No que respeita os bancos, estes têm até ao final de outubro para aderirem ao programa e não são obrigados a fazê-lo. 

Um impulso para a geração jovem

Num contexto de aumento do custo da habitação, esta garantia pública surge como uma resposta às dificuldades de financiamento que muitos jovens enfrentam. No entanto, é importante lembrar que a medida não altera outras regras essenciais dos créditos à habitação, como o limite de 50% de DSTI (percentagem do rendimento destinada ao pagamento das prestações) ou os prazos máximos de 40 anos para empréstimos.

A MaxFinance está disponível para prestar toda a assistência necessária na avaliação do crédito mais adequado para jovens que queiram aproveitar esta oportunidade. 

partilhar